Postagens

Dança do 'pode correr' e do 'pula-pula canguru' - aula Educação Física 1º e 2º anos

Olá alunos 😀! Na aula de hoje de Educação Física vamos dar continuidade à aula da semana passada : brincar de dança! Desta vez, vamos fazer duas danças e o desafio vai ser interpretar com o movimento do corpo o que se pede na música. 

Dança do Chorado - tradição de Mato Grosso - aula Educação Física remota

Imagem
Tema da aula: Dança do Chorado Série: 3º, 4º e 5º Ano Objetivo:  (EF35EF10); Comparar e identificar elementos constitutivos da dança; Vivenciar danças tradicionais de Mato Grosso.

Dança e brincadeira da Pulguinha e da Estátua Diferente - Educação Física Infantil e 1º a 4º anos

Imagem
Olá crianças 😃! Na aula de Educação Física de hoje vamos dançar a dança da Pulguinha e a Estátua Diferente. Funciona assim: você vai ouvir as duas musiquinhas e fazer com o corpo os gestos e movimentos pedidos na música, entendido?

Dança da estátua - Educação Física remota

Imagem
Tema da aula: Dança de Roda Estátua Série: 1º e 2º Anos Objetivo: Trabalhar a capacidade expressão, concentração e imitação. 

Dança e Educação Física - ensino remoto

Imagem
Tema da Aula: Dança e seus elementos constitutivos Série:  3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental Objetivos: (EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares e tradicionais do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

Cabo de Guerra - aula ensino remoto Educação Física

Imagem
Disciplina: Educação Física Tema da Aula: Cabo de Guerra Objetivos: Vivenciar jogos da cultura popular; trabalhar a força muscular, coordenação motora e o equilíbrio; (EF35EF03). Passo a passo 1. Assista o vídeo do professor apresentando a aula e explicando o exercício; 2. Observe as imagens com as exemplificações históricas e culturais. 3. Pratique o cabo de guerra conforme demonstrado nas imagens. Repita a brincadeira várias vezes!; 4. Preencha o formulário avaliativo. Prova do cabo de guerra durante as Olimpíadas de St. Louis em 1904 (Fanato Sports) Atletas disputam campeonato oficial de cabo de guerra (Fanato Sports)  Índios disputam o cabo de força no Jogos dos Povos Indígenas (Fanato Sports) Indiozinhos brincam de cabo de força com cipó (Pinterest) Como na ilustração, marque o meio da corda com uma fita e marque o chão com risco para delimitar o meio (Freepik) Formulário para avaliação Carregando…

Jogo de Amarelinha - aula ensino remoto Educação Física

Imagem
Disciplina: Educação Física Tema da Aula: Jogo de Amarelinha Objetivos: Vivenciar jogos da cultura popular; trabalhar o equilíbrio, orientação espacial, força muscular e habilidades de impulso e salto.

Desafio Pulo do Coelhinho - aula ensino remoto Educação Física

Imagem
Disciplina: Educação Física Tema da aula:  Desafio Pulo do Coelhinho Objetivo: Fantasiar imitando o movimento de animais; desenvolver habilidade de salto, desenvolver habilidade de impulsão e equilíbrio; aprimorar habilidade de contagem, aferição e comparação Assista o vídeo Passo a passo 1 - Assista o vídeo; 2 - Execute o exercício conforme orientado no vídeo; 3 - Peça ajuda a um adulto para registrar a distância alcançada, a quantidade de tentativas e quantidade de calçados pulados; 4 - Preencha o formulário abaixo com os dados registrados Formulário para avaliação Carregando…

Jogos populares na quarentena - aula ensino remoto Educação Física

Imagem
Disciplina: Educação Física Tema da aula: Jogos populares na quarentena Objetivo: Compreender a importância sociocultural dos jogos populares; praticar jogos populares; interagir culturalmente e afetivamente com a família por meio de jogos populares Assista o vídeo Passo a passo 1 - Assista o vídeo; 2 - Entreviste seus pais, avós ou responsável, conforme orientações contidas no vídeo; 3 - Pratique um jogo popular que seus pais, avós ou responsável praticavam na infância deles; 4 - Faça comparações dos jogos que seus pais, avós ou responsável praticavam na infância deles com os jogos que você brinca hoje (faça o registro no formulário abaixo, conforme orientação contida no vídeo). Formulário para avaliação Carregando…

Importância do exercício físico na quarentena - aula ensino remoto Educação Física

Imagem
Assista aos vídeos, faça o exercício e responda a avaliação.  Atividade Agora que entenderam a importância de manter o corpo em movimento, quero que vocês façam a seguinte atividade: primeiro observem bem como você está, coloque a mão em seu peito e perceba que o seu coração bate normalmente, assim como a respiração e que não está suado. Reflita sobre como está o seu ânimo agora. Muito bem, agora escolha duas brincadeiras que faça você se movimentar por alguns minutos. É de sua escolha, mas vou te sugerir algumas (depois, vamos refletir se houveram mudanças no corpo): a)        Dança da cadeira - Reúna com seus irmãos, primos ou quem morar com você. Se não tiver crianças, chame seu pai tio, quem estiver em casa. Pegue um aparelho de som e coloque uma música. As cadeiras devem estar colocadas em círculo, com o assento voltado para fora. A quantidade de cadeiras deve ser uma a menos do que a quantidade de pessoas brincando (se tiver 5 pessoas, então, 4 cadeiras). Lig

Dissertação constata que 'competição' pode facilitar o bullying

Dando continuidade à discussão do bullying na Educação Física Escolar, segue o resumo da tese de mestrado da professora Cirlei, orientando do professor Dr. Evando Carlos Moreira, da FEF-UFMT.  A dissertação teve como constatação que as aulas de Educação Física que priorizam a competição se tornam "ambiente facilitador de ocorrência  bullying , que podem se desencadear em  cyberbullying , e que na maioria dos casos, nem a escola e nem os professores ficam sabendo, portanto não são tomadas medidas adequadas".

Combatendo o 'bullying' na Educação Física escolar

Imagem
O bullying (do inglês bully, que significa valentão ou autoridade para oprimir) tem sido um dos temas mais discutidos na educação escolar. Apesar de ser um conceito recente, sua prática é antiga. Sempre existiu violência na sociedade e a escola, como célula dessa sociedade, acaba reproduzindo-a. O papel do professor é criar mecanismos para combater essa opressão.

Educação Física para cegos - algumas considerações

Imagem
Por Fábio Ramirez Educação Física para cegos A Educação Física escolar para cegos não se diferencia em nada, no quesito conteúdos, da Educação Física escolar para pessoas que enxergam normalmente. No entanto, utiliza-se de métodos e técnicas adaptadas para melhor assimilação do conteúdo, tendo em vista as limitações impostas pela cegueira.

Estádios para Copa 2014 marcam transição para um novo modelo de futebol, mais capitalista e excludente

Imagem
Estádio Santiago Bernabéu não possui gerais, mas cadeiras e luxuosos camarotes O futebol brasileiro passa por um processo de transformação estrutural, moldando-se conforme o capitalismo exige. Uma das facetas dessa mudança é facilmente observada no modelo dos estádios que estão sendo construídos no país.

CNE diz que Licenciado pode atuar fora da escola!

Imagem
O Conselho Nacional de Educação em nota divulgada no dia 22 de novembro de 2011 (ofício 229) reiterou que o professor de educação física formado em licenciatura, pode atuar fora da escola também (academias, clubes, escolinhas, hospitais, etc).