Dissertação constata que 'competição' pode facilitar o bullying

Dando continuidade à discussão do bullying na Educação Física Escolar, segue o resumo da tese de mestrado da professora Cirlei, orientando do professor Dr. Evando Carlos Moreira, da FEF-UFMT. 

A dissertação teve como constatação que as aulas de Educação Física que priorizam a competição se tornam "ambiente facilitador de ocorrência bullying, que podem se desencadear em cyberbullying, e que na maioria dos casos, nem a escola e nem os professores ficam sabendo, portanto não são tomadas medidas adequadas".

O presente trabalho teve como objetivo constatar e descrever as situações de violência entre alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na forma de bullying e cyberbullying no âmbito da Educação Física Escolar, com vistas a produzir dados que possam orientar futuros projetos de intervenção educativa na área. 
Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico que apresentou aspectos conceituais, origem, causas da violência e da violência escolar. Discutiu ainda o bullying e a variante cyberbullying na ambiência da Educação Física escolar, incidência, causas, modos de manifestação, distinções, perfil dos protagonistas, bem como suas consequências. 
Como metodologia adotou-se uma abordagem quali-quanti, numa perspectiva fenomenológica, tendo como universo de pesquisa uma escola particular do município de Lucas do Rio Verde, sendo sujeitos 119 alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, cujas idades estão compreendidas entre 10 a 15 anos, professores de Educação Física e das demais disciplinas, equipe diretiva e equipe técnica. 
Utilizou-se como instrumento de pesquisa a aplicação de inquérito on line, na plataforma SurveyMonkey, respondido pelos alunos. Outro instrumento de pesquisa adotado foi a técnica de grupos focais, com os alunos, professores e equipe diretiva, cuja modelagem foi uma análise interpretativa. 
Constatou-se que na ambiência da Educação Física, quando as aulas priorizam a competição, é um ambiente facilitador de ocorrência bullying, que podem se desencadear em cyberbullying, e que na maioria dos caso, nem a escola e nem os professores ficam sabendo, portanto não são tomadas medidas adequadas. 

Fábio Ramirez

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