Dança do Chorado - tradição de Mato Grosso - aula Educação Física remota

Tema da aula: Dança do Chorado
Série: 3º, 4º e 5º Ano
Objetivo: (EF35EF10); Comparar e identificar elementos constitutivos da dança; Vivenciar danças tradicionais de Mato Grosso.

Olá alunos! 

Na aula passada de Educação Física aprendemos os elementos que compõem o movimento da dança, como ritmo, expressão corporal, sincronia e relação espaço-tempo. Na aula de hoje vamos analisar e fazer uma dança cultural e muito tradicional de nossa região, a 'dança do chorado'. 

A 'dança do chorado' surgiu há muito tempo, quando o Brasil ainda não era um país independente e pertencia à Portugal. Nessa época, a cidade de Vila Bela de Santíssima Trindade era a capital de Mato Grosso! Era a época da escravidão e a dança do chorado era utilizada pelas escravas para convencer os Senhores donos de escravos a libertarem seus maridos escravos, filhos ou pessoas queridas que estavam presos. O nome "chorado" vem de choro, porque os escravos presos choravam com o sofrimento. Atualmente, a dança do chorado é praticada em festejos populares em Mato Grosso. 

Perceba que a dança do chorado segue uma coreografia, diferente das demais danças. Em círculo, as dançarinas podem equilibrar garrafas da bebida Canjinjin em suas cabeças, enquanto interpretam o ritmo da música, marcado por palmas ou tambor. As dançarinas usam belas vestimentas. 

Atividade

como o demonstrado pela professora Cleiry no vídeo, você deverá utilizar uma garrafa PET com um pouco de água, equilibrar a garrafa em sua cabeça e balançar o quadril, como fazem as dançarinas de Vila Bela. Aos poucos, dance seguindo um percurso de um círculo. As meninas podem balançar uma saia rodada (se tiver), os meninos apenas balance o quadril dançando, mas sem deixar a garrafa cair. 

Vídeo 01


Vídeo 02


Música

Para fazer a dança do chorado, ouça a música a seguir, de Os Cinco Morenos, tradicional grupo de músicos de Várzea Grande. 


Avaliação

Envie foto ou vídeo de você fazendo a tradicional dança do chorado com uma garrafa PET na cabeça (OBS: se não houver uma garrafa disponível, utilize outro material para simular a garrafa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar de Cabo de Guerra

Ginástica, trabalhando o equilíbrio com movimentos de Vela, Ponte e Aviãozinho - aula Educação Física 1º e 2º anos

Cabo de guerra indígena