Importância do exercício físico na quarentena - aula ensino remoto Educação Física

Assista aos vídeos, faça o exercício e responda a avaliação. 

Atividade

Agora que entenderam a importância de manter o corpo em movimento, quero que vocês façam a seguinte atividade: primeiro observem bem como você está, coloque a mão em seu peito e perceba que o seu coração bate normalmente, assim como a respiração e que não está suado. Reflita sobre como está o seu ânimo agora. Muito bem, agora escolha duas brincadeiras que faça você se movimentar por alguns minutos. É de sua escolha, mas vou te sugerir algumas (depois, vamos refletir se houveram mudanças no corpo):

a)       Dança da cadeira - Reúna com seus irmãos, primos ou quem morar com você. Se não tiver crianças, chame seu pai tio, quem estiver em casa. Pegue um aparelho de som e coloque uma música. As cadeiras devem estar colocadas em círculo, com o assento voltado para fora. A quantidade de cadeiras deve ser uma a menos do que a quantidade de pessoas brincando (se tiver 5 pessoas, então, 4 cadeiras). Ligue o som e todos devem correr em volta das cadeiras, cante e pule junto com a música. Se não tiver aparelho de som, use um celular com música, ou mesmo o som da TV. Depois de alguns minutos correndo em volta da cadeira, alguém deverá pausar o som, de surpresa. Ao pausar o som, todos devem ligeiramente sentar em uma das cadeiras, quem não conseguir sai momentaneamente da brincadeira e vira o juiz, passa a controlar o som e ver quem será o próximo. O último a ficar é o vencedor. Depois repita a brincadeira quantas vezes quiser.

b)      Caça tesouro em casa – é uma brincadeira que dá para brincar até de duas pessoas, se tiver mais, é melhor. Uma das pessoas deve reunir todos os calçados da casa (Atenção: peça autorização para o adulto da casa). Enquanto uma pessoa esconde os calçados pela casa, a outra deve ficar de olhos fechados em um dos cômodos da casa, ou no banheiro. A pessoa que esconde os calçados deve buscar explorar todos os cantos da casa, inclusive o quintal (atenção: não suba em armários, guarda-roupas e coisa do tipo pois é perigoso)! Quando terminar de esconder os calçados, a brincadeira pode começar. Primeiro é a vez de quem estava com os olhos fechados começar a procurar. A pessoa que estava escondendo os calçados deverá marcar quanto tempo a outra pessoa demora para achar todos os calçados, peça ajuda a um adulto para controlar o tempo. Depois os papéis se invertem, quem ficou com olhos fechados e depois buscou os tesouros (calçados), agora esconde e depois controla o tempo. E quem escondeu os tesouros e depois controlou o tempo, agora ficará de olhos fechados no banheiro e depois buscará os tesouros. A pessoa que achar todos os tesouros (calçados) em menos tempo vence, por isso, é necessário correr o mais rápido que conseguir na busca.

Finalização

Ao final das brincadeiras, observe se houve transformações em seu corpo, se os batimentos do coração aumentaram o ritmo e se a respiração ficou mais rápida. Depois que descansar, observe se deu uma sensação gostosa no corpo e perceba que você ficou mais animado, é o efeito dos exercícios!

Durante a quarentena, busque se exercitar diariamente, com brincadeiras que exigem movimento, como pega-pega, cola-cola, esconde-esconde, pular corda etc. Isso vai aumentar também sua imunidade contra o vírus e vai te deixar uma pessoa melhor!

Até a próxima aula!

Prof. Ramirez

Responda a avaliação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar de Cabo de Guerra

Ginástica, trabalhando o equilíbrio com movimentos de Vela, Ponte e Aviãozinho - aula Educação Física 1º e 2º anos

Cabo de guerra indígena