Dança e Educação Física - ensino remoto

Tema da Aula: Dança e seus elementos constitutivos
Série: 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
Objetivos: (EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares e tradicionais do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

Olá alunos! 

A aula de Educação Física de hoje será sobre dança. Para entender os elementos que compõem a dança, vamos utilizar como exemplo uma dança africana, uma dança brasileira de origem nordestina, uma dança brasileira indígena e uma dança brasileira cuiabana. 

A dança é um modo de expressar uma mensagem ou um sentimento por meio de movimentos corporais e rítmicos. As mais variadas culturas expressam por meio da dança rituais folclóricos, crenças, comemorações e convivências sociais. 

Quando falamos de dança, temos que associar alguns conceitos diretamente relacionados, como: ritmo, sincronia, expressão corporal, movimento, espaço e tempo. 

Ritmo: perceba que nas danças culturais, como as danças de origem africana, as danças indígenas e as danças regionais de Cuiabá, o movimento do corpo segue o ritmo da música. Assim, se a música é mais acelerada, a dança vai ser mais acelerada. Se o ritmo musical é lento, a dança vai ser lenta. 

Expressão corporal: durante a dança busca-se expressar na dança a mensagem ou energia passada pela música. Deste modo, durante a dança sorrimos, fazemos caretas, simulamos coisas de acordo com o que diz a letra da música ou mesmo o sentido que queremos dar ao conjunto da música-dança. 

Sincronia: perceba que no movimento das danças vários elementos ocorrem simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo de modo combinado. O movimento dos pés, dos braços, o rebolado do quadril, o balanço da cabeça e as expressões das sobrancelhas. E, também, a sincronia entre os indivíduos que dançam, todos se mexem ao mesmo tempo ou com movimentos similares. 

Espaço e tempo: essa relação é fundamental para a dança. A largura de um passo e o tempo para concluir um gingado determina a sincronia da dança. Por exemplo: se eu der um rebolado longo de mais (muito tempo) vou perder o ritmo da música.

Agora que você entendeu os elementos da dança, observe o vídeo a seguir. É uma dança de uma determinada etnia africana. Observe a sincronia entre o movimento de batida dos pés no chão com o ritmo determinado pelas batidas de palmas e pelo barulho do chocalho preso nas canelas.


Agora observe essa dança de Axé Music, dança tradicional brasileira oriunda do Nordeste. Veja que os dançarinos interpretam de modo sincronizado o que diz a música, imitando uma “onda”, ou um “pirata na prancha” e assim por diante.


Assista agora uma dança do povo indígena Xingú, que habitam o território do nosso Estado de Mato Grosso e do Pará. Perceba a sincronia dos passos entre os índios.


Por fim, assista o vídeo a seguir, de Siriri Cuiabano. Repare a sincronia entre as batidas de palmas e as batidas dos pés. Perceba também como as vestimentas fazem parte da interpretação da dança, como as saias girando.


Avaliação


Responda o questionário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar de Cabo de Guerra

Ginástica, trabalhando o equilíbrio com movimentos de Vela, Ponte e Aviãozinho - aula Educação Física 1º e 2º anos

Cabo de guerra indígena