Brincadeira da cobrinha (com corda)

Para fazer a brincadeira da cobrinha 🐍 é necessária uma corda (pode ser utilizado um fio). 


Como brincar

Uma pessoa será a cobrinha e deve carregar a corda, segurando em uma de suas pontas e balançando ela em movimentos de zig-zag (para simular o andar da cobra). A cobrinha deve tentar pegar as crianças e as crianças devem tentar fugir. Quem for pego, vira a cobra!

Importante o professor dramatizar, contar uma historinha antes da brincadeira para a criança fantasiar: "era uma vez uma cobrinha que vivia na floresta, ela estava com fome e queria comer as crianças que ali brincavam..."


Variações da brincadeira

Outra forma de brincar é: quem for pego pela cobra vira cobra com o colega que já era a cobrinha. Nesta variação, cada criança pega  deve segurar em uma parte da cobra, um será a cabeça, outro o rabo e outros estarão no corpo da corda.

Outra forma de brincar de cobra com a corda é amarrando uma de suas pontas em um ponto fixo (como um poste ou árvore) para brincar de pular a corda. Uma pessoa deve ficar na outra extremidade da corda e balançá-la em zig-zag. As crianças devem pular a cobra sem encostar nela. A cobra deve balançar cada vez mais rápido 🐍 e quem encostar na cobra está eliminado da rodada, porque foi contaminado pelo veneno da cobra.


Prof. Fábio Ramírez

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar de Cabo de Guerra

Ginástica, trabalhando o equilíbrio com movimentos de Vela, Ponte e Aviãozinho - aula Educação Física 1º e 2º anos

Cabo de guerra indígena