Brincadeira de Cabra-cega
É uma brincadeira muito praticada em todo o mundo. Estima-se que ela surgiu há cerca de 2.500 anos na China. Há registros da cabra-cega durante a idade média, no entanto, nessa época, não era uma brincadeira, era um atrativo para divertir o rei e a nobreza nos palácios da Inglaterra.
Para brincar é muito fácil. Uma pessoa será a cabra-cega e terá seus olhos vendados (com um pano), ela terá que tentar encontrar as demais pessoas da brincadeira. Quem for pego, vira a cabra-cega!
Variantes da brincadeira
Dá para fazer diversas variações nessa brincadeira, algumas:
Cabra-cega de adivinhar
Ao encostar em alguém, a cabra-cega terá que adivinhar quem é a pessoa, se acertar, a pessoa que ela encostou vira a cabra-cega. Se errar, ela continua sendo a cabra-cega;
Cabra-cega de girar
Nessa variação, antes de começar a brincadeira, alguém deve girar a cabra-cega para que ela se desoriente de onde estão as pessoas (cuidado para não girar muito e deixar a pessoa sem equilíbrio, podendo cair e se machucar);
Cabra-cega do silêncio
Todos devem ficar no mais absoluto silêncio para dificultar da cabra-cega encontrá-los. Ocasionalmente, pode fazer um ou outro barulho (como uma palma ou assovio), dando pistas de onde estão.
Crianças brincando na escola de cabra-cega (Foto: reprodução internet) |
Ilustração de jogo de cabra-cega na Idade Média (Imagem: reprodução internet) |
Comentários
Postar um comentário