Brincando de pirata e fazendo mapa do tesouro - aula Educação Física - Educação Infantil
Bom dia, crianças 😀!
Na aula de hoje vamos ter que usar bastante a imaginação! Você vai ser um pirata 🦜 🏴☠️ e vai ter que esconder um tesouro. Mas, terá que desenhar o mapa de onde foi escondido e como encontrar o tesouro.
Escolha um brinquedo para ser o tesouro e escolha um esconderijo. Depois, é hora de fazer o mapa com os desafios para encontrar o tesouro.
No caminho para o tesouro terá que ter vários obstáculos obrigatórios, como:
1. passar por cima de um objeto (pode ser uma cadeira, um banco, ou qualquer outra coisa);
2. passar por baixo de algo (pode ser uma mesa, debaixo da perna de alguém ou debaixo de qualquer outro objeto);
3. rolar no chão em um determinado momento;
4. dar 10 saltos contando de 1 a 10;
5. rastejar (pode ser por baixo da cama ou em qualquer lugar);
6. contar 7 passos até chegar ao local.
Invente quantos desafios a criança conseguir imaginar, esses que enviei são apenas exemplos.
Agora, desenhe os desafios no mapa, trilhando o caminho até o tesouro com uma linha tracejada.
Depois de tudo pronto, é hora de seguir o mapa e fazer o trajeto do tesouro! Faça o caminho do mapa quantas vezes quiser.
Tarefa
Envie a foto do seu mapa!
Exemplo de mapa
Plano de Aula
Tema da aula: Brincando de pirata e fazendo mapa do tesouro
Idade: 3 e 4 anos - Educação Infantil
Campo de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos.
Objetivos de aprendizagem do desenvolvimento: (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções,
tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Conhecimento e Saberes: Autonomia; Interações; Movimentos corporais; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Orientações espaciais: dentro, fora, frente, para trás, em cima, embaixo, esquerdo, direito; Jogos e brincadeiras.
Essa aula trabalha a dramatização, fantasia o 'faz de conta'. Se puder, caracterize a criança de pirata. Os elementos da atividade permite trabalhar também a esquematização mental do movimento, o ato de planejar e vivenciar experiências motoras por meio de atividades corporais (nos desafios: rolar, saltar, gatinhar, girar, três pulos para frente e para trás). Secundariamente trabalha elementos da matemática, com o contar!
Comentários
Postar um comentário